Friday, June 27, 2008

Chincalhão, Malha, Fito!

Já aqui falei do chincalhão, do fito, da malha, denominação dependente da zona onde é praticado, enaltecendo-o (o jogo), em comparação com a pétanque. É triste mas só se consegue enaltecer por comparação!
Nos dias seguintes ao fim-de-semana do S. João, de 23 para 24 de Junho, numa festinha privada, tive a oportunidade de rever as regras deste jogo de machos:
- 4 malhas, 4 pessoas, dois mecos (na sua versão gay, demonimada de pétanque, os mecos têm o nome de marcadores);
- Um jogador de cada equipe posicionada perto de cada uma dos mecos, ou marcadores, se quisermos fazer a comparação com a versão gayzola do jogo - A Pétanca –, tem que arremessar a malha de forma a espatifar o Meco todo. Beem... não posso deixar que a emoção torne este texto parcial e tendencioso. Assim, refazendo a sentença anterior, o jogador só tem que derrubar o Meco, objectivando, para além disso, deixar o ferro ou a malha o mais junto possível do marcador;
- As malhas têm ranhuras diferentes para serem facilmente distinguidas no escuro que alguns copos de vinho tinto verde podem provocar. É claro que na versão boióla do jogo não há escuro, só há a claridade da limonada com açúcar.
- Os jogadores arremessam as malhar, cada um na sua vez, intercalados, e então temos a seguinte sopa de pontos possível:
- Malha no Meco: 2 pontos
- Segunda malha no Meco: mais 2 pontos;
- A malha mais perto do marcador conta mais um ponto;
- A segunda malha mais perto do marcador, sendo do mesmo jogador da malha mais perto do marcador, conta mais um ponto.
Resumindo - um jogo que não é para meninos, como a caca da Pétanque, necessita sempre de um resumo claro e conciso -, um jogador, durante uma simples jogada, pode fazer 6 pontos;
O jogo mia aos 15 pontos, que é como quem diz, a cada 15 pontos é dado aos mais fraquinhos, que ainda assim estão a uns milhões de léguas dos rotos da pétanque, a oportunidade de mudarem o marcador para um terreno que lhes é mais favorável.
O jogo acaba aos 30 tentos. Tente dizer trinta tentos após trinta copos de tinto seguidinhos e verá quantas tentativas, perícia, perspicácia, inteligência, elegância, charme, desenvoltura, força, garra, paixão, espiritualidade, crença, enfim, tomates!, exige o jogo da malha, chincalhão ou fito, dependendo das zonas, obviamente.
Eu, prefiro uma malha que me rache a uma bola que me acerte. O jogo da malha é do caraças!

Labels: